terça-feira, 8 de novembro de 2011

FRUTO DO ESPÍRITO: AMOR

Texto base Gl 5:22.

O fruto do ESPÍRITO SANTO está relacionado com as bem-aventuranças, sendo que estas mostram como deve ser o caráter do cristão.
Sendo o primeiro fruto o amor, vamos falar do amor de Deus. O amor de Deus é a base, o fundamento onde todos os outros frutos são edificados.
No grego antigo, havia três palavras que significavam amor: "eros", "philéo" e "ágape". Eles usavam a palavra de acordo com o tipo de amor a que estavam se referindo.
A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento. O amor "philéo" significava o amor-amizade que existe entre pais e filhos, e entre irmãos; E o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos, o amor de Deus.
Temos que ter cuidado, pois o diabo tenta distorcer as coisas, faz com que o amor philéo seja movido por interesse, faz com que o amor eros seja praticado antes do casamento e faz com que os homens não recebam e não vivam o amor ágape.
O amor (ágape) nos constrange e leva-nos a agir ao contrário daquilo que a lógica estabeleceu como padrão. Em 1 Co.13: 1, Paulo fala sobre o amor de forma linda, e isto é um o exemplo daqueles que nasceram do Espírito, que vivem um amor que não busca seus próprios interesses.
Infelizmente hoje quando fala-se a palavra amor, as pessoas pensam apenas no amor entre duas pessoas, mas este amor que estou falando vai muito além disso, é aquele que dá a vida (João 15:13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos).
O amor é uma atitude que constrange as pessoas, pois o mundo não está acostumado a isso; o amor de Deus, então, nos constrange a tal ponto de não mais suportarmos a sujeira em nossa vida.
O amor é uma escolha e não um sentimento ou uma reação natural. O amor esperado por Deus é uma escolha que independe de circunstâncias ou do que outras pessoas façam. Gostar, porém, é muito diferente de amar, pois amar é dar-se, é gastar tempo com alguém.
O amor é uma atitude e não um sentimento como prega o mundo, por isso ESCOLHEMOS amar, ao invés de esperarmos um sentimento brotar para que passemos a ter atitudes de amor. Nossa carne e alma são incentivadas por satanás a amar somente as pessoas que “merecem”, mas, sendo um fruto do ESPÍRITO SANTO em nossa vida, nosso amor será capaz de alcançar, inclusive, nossos inimigos.
Para terminar quero dizer que você precisa se amar, sabe por que? Porque só podemos oferecer o que temos. Se não temos amor por nossa própria vida, não podemos amar os outros.
Conseguimos amar porque primeiro somos amados pelo SENHOR, recebemos seu amor para podermos transmitir-lo aos outros e a Ele mesmo.


Que o amor àgape esteja firme dentro de você, de forma que nada faça você se separar de Deus “nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Seu comentário é muito importante pra nós! Deus te abençoe!